O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), Gabriel David, ressaltou a importância da data para os sambistas e para todos os envolvidos com o carnaval. Ele destacou a relevância de celebrar o Dia Nacional do Samba com representatividade e com uma comemoração que destaque o papel dos sambistas na cultura brasileira.
No primeiro dia de desfiles, o público poderá assistir às apresentações da Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro – atual campeã do Grupo Especial – e Mangueira. O evento contará também com a participação do bloco carnavalesco Cacique de Ramos e do cantor Belo.
Para sábado (30), estão programados os desfiles da Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel, com abertura do Terreiro de Crioulo e encerramento com o grupo Samba da Volta. No último dia, as escolas Mocidade Independente, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela se apresentarão, juntamente com uma performance do cantor e compositor Jorge Aragão.
Os desfiles terão a participação dos principais segmentos das escolas, como a comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, passistas, alas da comunidade, baianas e velha guarda. Este formato de desfile na Cidade do Samba já ocorreu três vezes anteriormente, mas esta é a primeira vez que a comemoração oficial do Dia Nacional do Samba acontece nesse formato durante três dias.
Com a expectativa de um evento ainda mais estruturado e com maior participação popular, a Liesa promete surpresas interessantes e um espetáculo incrível para celebrar o Dia Nacional do Samba de forma grandiosa e reverenciar essa importante manifestação cultural brasileira.