ALAGOAS – Alagoas se destaca em saúde mental no NE e lidera experiências exitosas no Projeto Nós na Rede promovido pelo Ministério da Saúde.

Alagoas se destaca como o estado do Nordeste com o maior número de experiências bem-sucedidas em saúde mental no Projeto Nós na Rede. Com um total de 51 trabalhos inscritos, o estado alcançou o primeiro lugar na região e o quarto lugar no país em número de inscrições. Esses trabalhos serão apresentados em uma mostra nacional que acontecerá no próximo mês de janeiro de 2025, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Entre os destaques que serão mostrados está o Centro de Acolhimento Integrado e Prevenção do Suicídio e Autolesão do HGE, serviço de acolhimento e prevenção ao suicídio do Hospital Geral do Estado. Além disso, a Fiocruz irá oferecer 671 vagas em um curso para profissionais dos Centros de Atenção Psicossociais, com início previsto para maio de 2025.

A mobilização realizada em parceria com os municípios do estado foi fundamental para o sucesso de Alagoas no projeto Nós na Rede. Segundo Tereza Tenório, supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, o esforço conjunto resultou em trabalhos bem-sucedidos que refletem a busca pela melhoria dos serviços e da assistência.

Algumas das iniciativas inscritas foram desenvolvidas pela própria SUAP da Sesau, como o Centro de Acolhimento Integrado e Prevenção do Suicídio e Autolesão (Cais) do HGE e o programa Mate Masie, que visa promover a reabilitação psicossocial de comunidades tradicionais e originárias.

Para Tereza Tenório, o resultado positivo é extremamente gratificante e reflete o empenho do estado em aprimorar a Rede de Atenção Psicossocial. O Plano Estadual Mais Nise da Silveira é uma das frentes de atuação que tem contribuído para garantir melhorias significativas nessa área em Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo