BRASIL – Receita Federal e B3 lançam calculadora ReVar para ajudar investidores na declaração do Imposto de Renda de renda variável

A Receita Federal em parceria com a B3, a bolsa de valores do Brasil, lançou nesta quarta-feira (18) uma nova ferramenta para auxiliar os investidores na declaração de seus investimentos em renda variável. Trata-se da calculadora ReVar, um programa que visa facilitar a apuração do Imposto de Renda da Pessoa Física incidente sobre operações na bolsa de valores, fundos imobiliários e demais investimentos.

A calculadora está disponível para acesso na Área do Investidor da B3 e, embora seja gratuita, os investidores precisam autorizar o compartilhamento de informações entre a B3 e a Receita Federal. Após a autorização, o usuário poderá calcular o Imposto de Renda a partir do 10º dia do mês seguinte. Ou seja, aqueles que autorizarem em dezembro poderão realizar os cálculos a partir de 10 de janeiro.

Essa nova ferramenta irá carregar automaticamente os dados das operações realizadas pelos investidores diretamente da B3, facilitando a apuração de ganhos ou prejuízos decorrentes das operações. Além disso, o ReVar irá calcular o imposto devido em caso de lucro, gerando o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para o pagamento.

A consulta dos dados é feita mediante autorização prévia do investidor e o cálculo e geração do Darf serão realizados no portal Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). A calculadora não se limita apenas a ações e fundos imobiliários, mas também abrange ganhos com Fundos de Agronegócio (Fiagros), Fundos ETF e BDRs, certificados que representam ações de empresas estrangeiras negociadas na B3.

De acordo com a Receita Federal e a B3, a calculadora ReVar é uma iniciativa que beneficiará cerca de 4 milhões de investidores brasileiros. Gradualmente, outras funcionalidades serão implementadas, como o cálculo de grupamento de ações, pagamento de proventos e outros eventos corporativos. Além disso, está prevista a integração automática dos dados da calculadora na declaração de Imposto de Renda pré-preenchida, bem como o desenvolvimento de um recurso para os investidores que operam no mercado futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo