ALAGOAS – Governo de Alagoas e GSI da Presidência discutem instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira para combater crimes transnacionais.

O Governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, juntamente com a cúpula da Segurança Pública do estado, se reuniu nesta quarta-feira (18) com representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) para discutir a instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral em Alagoas. O encontro aconteceu no Palácio República dos Palmares em Maceió, e teve como objetivo principal a implementação do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), conforme previsto pelo Decreto nº 8.903, de 16 de novembro de 2016.

A instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral tem como finalidade combater as organizações criminosas, a crescente criminalidade e os índices de violência associados aos ilícitos transnacionais, tais como o narcotráfico. De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos do GSI, José Benoni, a iniciativa busca integrar os órgãos em termos de inteligência operacional e fortalecer o relacionamento entre os órgãos de Segurança Pública e a sociedade como um todo.

Durante a reunião, o Governador em exercício garantiu total apoio para a instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral em Alagoas. Flávio Saraiva, secretário de Estado da Segurança Pública, juntamente com os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, ressaltou a importância da iniciativa para o compartilhamento de informações e conhecimento visando a melhoria da segurança no estado.

Com a presença do comandante da Capitania dos Portos, capitão Rodrigo Garcia, destacou-se o ambiente institucional favorável à implementação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral em Alagoas. José Benoni também ressaltou que o estado será um dos primeiros a ter o gabinete institucionalizado, sendo bem recebido pela população local.

A comitiva do GSI permanecerá em Alagoas até a próxima sexta-feira (20) com agendas de trabalho na Capitania dos Portos, Centro Integrado de Comando e Controle (CIOPS), Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do Trapiche e no Porto de Maceió. Esta iniciativa representa um passo importante na luta contra o crime e na garantia da segurança da população alagoana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo