Os medalhistas da rede estadual se destacaram com 6 medalhas de ouro, 18 de prata e 54 de bronze. Além disso, as 22 medalhas conquistadas na esfera nacional consistiram em 3 ouros, 6 pratas e 13 bronzes. Com isso, o número total de premiados da rede estadual subiu para 256, incluindo também as 178 Menções Honrosas a nível nacional.
O coordenador estadual da OBMEP, Adelailson Peixoto, destacou que este foi o melhor desempenho do estado em 19 edições da olimpíada, com recordes de medalhas de ouro, prata, bronze e Menções Honrosas. Mais de 80% dos municípios de Alagoas tiveram pelo menos um estudante premiado, mostrando o bom desempenho da matemática em todo o estado.
Entre os medalhistas de ouro da rede estadual, destacam-se nomes como Lília Fernanda Sousa Costa, Amon Chalegre e Nicolas Lopes de Araújo. Esses estudantes se destacaram não apenas a nível estadual, mas também nacional, representando Alagoas com excelência.
Os premiados da esfera nacional da OBMEP em Alagoas receberão bolsas do Programa de Iniciação Científica Jr da OBMEP e terão a oportunidade de concorrer a vagas no bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Em resumo, a rede estadual de Alagoas obteve um resultado excepcional na OBMEP de 2024, demonstrando o talento e dedicação dos estudantes e professores em relação à matemática. Essas conquistas representam um marco na história da educação matemática do estado, evidenciando o potencial dos alunos alagoanos.