Gustavo Costas foi indicado pela sua condução do Racing, da Argentina, ao título da Copa Sul-Americana, superando o Cruzeiro de Fernando Diniz, último vencedor do prêmio. Já Gustavo Alfaro, que começou o ano como técnico da seleção da Costa Rica, está invicto no comando do Paraguai. Lionel Scaloni levou a Argentina a mais uma conquista da Copa América, enquanto Diego Aguirre chegou às semifinais da Libertadores com o Peñarol e foi campeão nacional do Uruguai.
Se vencer, Artur Jorge se tornará o segundo europeu a ser eleito o melhor técnico das Américas, seguindo os passos do compatriota Abel Ferreira, vencedor em 2021 ao liderar o Palmeiras ao bicampeonato da Libertadores. O treinador português foi o primeiro não brasileiro a conquistar esse prêmio representando o futebol brasileiro. Outros técnicos portugueses já premiados na história do prêmio incluem Abel Ferreira (2021) e Tite (2017).
Além do prêmio de melhor técnico, o jornal El País também reconhece os melhores jogadores em atividade no continente, com os prêmios de Rei e Rainha da América. Os indicados deste ano ainda serão anunciados, porém, o atual Rei da América é o argentino Germán Cano, atacante do Fluminense. A categoria feminina foi introduzida em 2021, com a atacante Priscila, na época no Internacional e agora no América do México, levando o prêmio no ano passado. Nos últimos anos, jogadores que atuam no Brasil têm dominado o prêmio masculino, o que evidencia a qualidade do futebol praticado no país.