De acordo com o assessor de comunicação da Secult, Daniel Borges, o manual é uma ferramenta essencial para que os projetos culturais transmitam de maneira coesa o apoio do Governo de Alagoas e do Governo Federal, fortalecendo o reconhecimento do incentivo à cultura. Entre as orientações presentes na cartilha estão a obrigação de mencionar o apoio institucional em todas as peças de comunicação e a correta aplicação das marcas oficiais, como a inclusão da régua de marcas em vídeos, releases, cartazes, redes sociais e produções audiovisuais.
É importante ressaltar que o descumprimento das orientações pode acarretar na classificação do proponente como inadimplente, o que comprometeria sua participação em futuros editais da secretaria. Além disso, a assessoria de comunicação da Secult deve ser informada sobre todas as etapas dos projetos, com o envio de materiais como fotos, releases e vídeos.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância do alinhamento visual e institucional proporcionado pelo manual. Ela destacou que essa ferramenta é fundamental para assegurar que os projetos culturais de Alagoas estejam em conformidade com os objetivos da PNAB, evidenciando a parceria entre os governos estadual e federal no fomento à cultura.
O manual completo, com todas as orientações, e as aplicações da régua de marcas obrigatórias estão disponíveis no site da Secult. Essa iniciativa visa garantir a qualidade e o reconhecimento dos projetos culturais apoiados pelos editais da PNAB em Alagoas.