O principal objetivo da Anac com a criação deste painel é tornar as informações mais acessíveis e intuitivas para os passageiros e demais usuários dos aeroportos concessionados. Através do acompanhamento dos indicadores, a agência é capaz de verificar se as concessionárias estão cumprindo com as exigências e oferecendo serviços de qualidade tanto para os passageiros quanto para os operadores de aeronaves.
Os Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) são fundamentais para o monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços prestados nos aeroportos concedidos. Eles englobam diversos aspectos, como tempo de espera na fila de segurança, atendimento a Passageiros com Necessidades de Atendimento Especial (Pnae) e disponibilidade de equipamentos essenciais.
Além disso, a pesquisa de satisfação dos passageiros também é levada em conta, com notas sendo atribuídas pelos usuários em uma escala de 1 a 5. Qualquer manifestação, sugestão ou reclamação sobre os serviços prestados pelos aeroportos pode ser feita através da ouvidoria da concessionária, do Consumidor.gov.br ou ainda pelo Fala.BR, canal disponibilizado pela Anac para receber as manifestações dos cidadãos.
É importante ressaltar que as concessionárias que apresentarem desempenho abaixo do estabelecido nos contratos estão sujeitas a penalizações, como multas e reajuste de tarifas. Portanto, a divulgação destes indicadores de qualidade é essencial para garantir que os serviços oferecidos nos aeroportos estejam de acordo com as expectativas dos usuários.