Essa nova exigência se aplica inclusive a bebês e crianças, e caso o viajante já possua um visto ou permissão para viver, trabalhar ou estudar no Reino Unido, não será necessário solicitar a ETA. Com essa autorização, o visitante poderá permanecer no território britânico por até seis meses, mas não será permitido realizar qualquer tipo de trabalho remunerado ou não remunerado, com exceção daqueles com o visto Creative Worker.
O processo para obter a ETA é simples e pode ser feito através de um aplicativo para iPhone ou pelo site do governo britânico. Será necessário enviar uma cópia digitalizada do passaporte, uma foto do rosto e informar os dados de um cartão de crédito ou débito. Cada viajante deve fazer sua solicitação individualmente e o prazo de resposta por parte das autoridades britânicas é de até 3 dias úteis, em média.
Para obter mais informações e orientações sobre a ETA, o Ministério das Relações Exteriores disponibiliza um site com detalhes adicionais. Essa nova exigência visa garantir a segurança e a organização das viagens para o Reino Unido, facilitando o controle de entrada de estrangeiros no país e garantindo uma estadia tranquila e segura para todos os visitantes.