Os novos valores foram calculados com base na variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) dos últimos doze meses, resultando em um reajuste de 6,33%. A lista completa com os preços atualizados estará disponível no site institucional da Juceal, assim como nas resoluções plenárias vigentes e no próprio Diário Oficial.
Ao todo, a nova tabela conta com 664 serviços, os quais são subdivididos de acordo com a natureza jurídica de registro na Junta Comercial, o ato e o evento desejado. O objetivo do reajuste, segundo a resolução plenária de nº 8 de 2024, é adequar os preços aos custos elevados e à busca por melhorias nos serviços oferecidos aos clientes.
Para aqueles que já iniciaram processos antes da vigência da nova tabela, as guias geradas até a próxima terça-feira, dia 14 de janeiro, permanecerão com os valores antigos. No entanto, processos que não tiverem a guia gerada até essa data deverão prosseguir com os preços atualizados.
É importante ressaltar que a geração das guias e o andamento dos processos empresariais devem ser realizados exclusivamente através do Portal Facilita Alagoas, que é a plataforma usada para o registro e licenciamento empresarial no estado. A Juceal é responsável por todos os processos de abertura, alteração e encerramento de empresas, assim como pela administração da Redesim em Alagoas.
Com essas alterações, é fundamental que os empresários e empreendedores estejam atentos às mudanças nos preços dos serviços oferecidos pela Juceal. A atualização da tabela é uma medida para garantir a qualidade e eficiência dos processos empresariais no estado de Alagoas.