BRASIL – Alerta de chuvas intensas em grande parte do país neste domingo (19) coloca 21 estados e o DF em potencial perigo.

Neste domingo (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para grande parte do país devido ao potencial perigo de chuvas intensas. O alerta abrange uma extensa faixa que vai do norte do Amapá ao sudoeste do Rio Grande do Sul, passando por 21 estados e pelo Distrito Federal. São esperados altos volumes de chuvas e ventos intensos ao longo do dia.

A formação de um sistema de baixa pressão na Região Sul está contribuindo para intensificar as chuvas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde o alerta é de perigo. Em algumas regiões desses estados, há risco de vendavais, com ventos alcançando velocidades entre 60 e 100 km/h até o final do dia.

A previsão aponta para a formação de um ciclone, resultado da ampla área de baixa pressão, que se intensificará e seguirá em direção ao oceano entre a noite de domingo e a segunda-feira (20). São esperadas pancadas de chuva forte, acompanhadas de trovoadas e volumes superiores a 50 milímetros em 24 horas. Além disso, há possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento acima de 80 km/h entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A instabilidade se deslocará para o norte de Santa Catarina e o Paraná na tarde de segunda-feira, atingindo também parte do litoral gaúcho antes de perder força durante a noite. Em Porto Alegre, a temperatura máxima prevista é de 33ºC, com mínima de 23ºC.

Em Brasília, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva isoladas, e as temperaturas devem variar entre 18ºC e 28ºC. Já em Salvador, o tempo deve permanecer nublado, com chuvas isoladas e temperaturas oscilando entre 23ºC e 29ºC.

Diante desse cenário de alerta, é importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções para minimizar os possíveis impactos causados por essas condições climáticas adversas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo