O pagamento seguirá o calendário do Bolsa Família do Governo Federal e será realizado em dez parcelas até o dia 31 de janeiro, conforme a numeração final do Número de Identificação Social (NIS). Mães de gêmeos receberão o benefício em dobro, totalizando R$ 600.
A secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, ressaltou a importância do pagamento anual do benefício como uma medida que visa valorizar a primeira infância e estimular o desenvolvimento econômico e social do estado. Ela destacou que o valor do benefício auxilia as famílias a complementarem despesas essenciais, como alimentação ou contas básicas.
O pagamento pode ser retirado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou através do aplicativo Caixa Tem, seguindo o calendário do Bolsa Família. Em 2024, o Governo do Estado destinou mais de R$ 263 milhões para o programa Cria, beneficiando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social em Alagoas.
O Cartão Cria é um dos maiores e mais abrangentes programas de transferência de renda do estado, voltado para gestantes e crianças até seis anos de idade. Além disso, o programa inclui crianças afetadas pela síndrome congênita do Zika vírus, oferecendo benefícios por até 72 meses, independentemente da situação financeira das famílias.