As atividades foram realizadas de forma simultânea nesta terça-feira (21), das 8h às 16h, com a presença da unidade móvel de coleta em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, no Centro, e em União dos Palmares, no Hospital Regional da Mata (HRM). A iniciativa itinerante do Hemoal busca tornar a doação de sangue mais acessível à população, garantindo assim o contínuo fornecimento para maternidades e hospitais públicos e filantrópicos do estado.
Para ser um candidato à doação voluntária de sangue, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, tais como ter idade entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Além disso, algumas condições pré-existentes, como doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade, impedem a doação de forma permanente.
Durante o processo de doação, os voluntários devem apresentar um documento oficial com foto, estar bem alimentados (evitando alimentos gordurosos) e não ter consumido bebidas alcoólicas antes do procedimento. Com essas ações, o Hemoal reforça a importância da doação de sangue e incentiva a solidariedade entre os alagoanos.