A ponte sobre o rio Caeté, no quilômetro 282 da BR-364, será fechada devido a problemas estruturais que apresenta. Inaugurada em 2008, a estrutura começou a evidenciar problemas logo após cinco anos de uso, quando houve deslocamento de um dos pilares. Após um tratamento de reforço, o pilar voltou a se deslocar em 2022, o que levou a identificar uma fenda no solo a 80 metros de profundidade.
Diante dessa situação, o Dnit planeja realizar uma obra para substituir a ponte existente por uma ponte estaiada, eliminando os pilares problemáticos e deixando um vão livre de aproximadamente 200 metros. Estima-se que os custos da obra girem em torno de R$ 90 milhões a R$ 100 milhões, sendo financiados pelo próprio departamento.
O superintendente do Dnit no estado, Ricardo Augusto Mello de Araújo, prevê que o projeto básico seja licitado em breve, com a previsão de conclusão da obra até meados de 2026. Durante esse período, a travessia do Rio Caeté será feita por balsas, proporcionadas pelo Dnit, garantindo o transporte de todos os tipos de veículos.
Apesar de reconhecer os possíveis transtornos que a mudança pode causar, Araújo destaca a importância de priorizar a segurança, lembrando o recente colapso da Ponte Juscelino Kubitschek, que resultou em fatalidades. A precaução é fundamental para evitar incidentes graves, reforçando a necessidade de realizar as mudanças estruturais necessárias para garantir a segurança dos usuários da rodovia.