O governo brasileiro divulgou uma nota ressaltando que Lula e Sheinbaum enfatizaram a importância de cultivar laços que visam a paz, fortalecimento da democracia e promoção do desenvolvimento regional. O México enfrenta um momento de tensão com a nova gestão dos EUA, após a declaração de emergência na fronteira entre os dois países e a promessa de um programa de deportação em massa de imigrantes.
Além disso, os presidentes destacaram a relevância de fortalecer instituições como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e concordaram em manter uma comunicação regular para ampliar a coordenação entre Brasil e México. O Palácio do Planalto informou que Lula convidou Sheinbaum para uma visita de Estado ao Brasil.
Essa aproximação entre os líderes dos dois países evidencia a busca por uma maior integração e cooperação na região, em meio aos desafios e incertezas presentes no cenário político e econômico internacional. A troca de diálogo e o fortalecimento das relações entre Brasil e México são essenciais para o avanço de interesses mútuos e a consolidação de parcerias estratégicas.