Prevê-se a participação de 18 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. Os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio poderão concorrer a 8.450 medalhas e 51 mil certificados de menção honrosa. Além disso, os premiados terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas de reforço em matemática com uma bolsa de R$ 300,00 para estudantes de escolas públicas.
A competição já alcançou 5.564 municípios brasileiros em seus 20 anos de existência e, desde 2022, conta com a Olimpíada Mirim de Matemática, direcionada para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a importância da Obmep na melhoria da relação dos alunos e professores com a matemática, por meio de uma abordagem lúdica e instigante na resolução de problemas.
A partir de 2023, a Obmep passou a premiar destaques estaduais, distribuindo mais de 20 mil medalhas por edição. O processo de competição conta com duas fases, sendo a primeira prova objetiva com 20 questões marcada para 3 de junho. Os aprovados para a segunda etapa realizarão uma prova discursiva de seis questões no dia 25 de outubro, com divulgação dos resultados prevista para 1º de agosto e 22 de dezembro.
O diretor Marcelo Viana ressaltou a importância de ampliar o acesso de estudantes de regiões carentes à competição, investindo na formação de professores e no treinamento dos alunos. A Obmep tem se consolidado como um instrumento democrático para despertar o interesse pelo estudo e identificar talentos em todo o país, com muitos medalhistas se destacando em áreas acadêmicas e profissionais.
A participação na Obmep também tem se mostrado benéfica para a jornada acadêmica de alguns estudantes. Luiz Filippe Campos e Raquel Liberato, medalhistas da competição, destacaram a importância do Programa de Iniciação Científica em suas aprovações para o curso de medicina na Universidade de São Paulo (USP). O PIC proporcionou o reforço necessário para enfrentar as exigências do processo seletivo, com aulas aos sábados que abordavam conteúdos frequentes em vestibulares como Fuvest, Unicamp e Enem.
Luiz Filippe, morador de Taboão da Serra, e Raquel, de Flora Rica, compartilharam suas experiências de superação e dedicação aos estudos, demonstrando como a participação na Obmep e no PIC foi determinante para a realização de seus sonhos acadêmicos. O incentivo proporcionado pela competição tem se mostrado fundamental na trajetória de muitos estudantes, abrindo portas para futuras oportunidades e contribuindo significativamente para o desenvolvimento acadêmico e profissional.