De acordo com o edital, serão ofertadas 18 vagas para as organizações da sociedade civil, sendo necessário indicar uma representação titular e uma suplente para cada vaga. Os interessados em participar do processo eleitoral podem se candidatar em um dos quatro segmentos disponíveis: representantes de atores coletivos e grupos sociais prioritários para acesso à alimentação adequada, representantes de atores coletivos da produção, do abastecimento e da oferta de alimentos sustentáveis, representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais, e representantes de atores coletivos envolvidos com a segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação.
A eleição está agendada para o dia 19 de março deste ano e o resultado será encaminhado à secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social para a designação dos representantes das organizações da sociedade civil no Consea/AL. Além disso, o órgão tem como responsabilidade propor políticas, diretrizes e orientações para garantir o direito humano à alimentação adequada, bem como integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
Para obter mais informações sobre o processo eleitoral e acessar o edital completo, os interessados podem consultar o site oficial da Seades (Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social): www.seades.al.gov.br. A participação ativa da sociedade civil nesse processo eleitoral é fundamental para fortalecer a representatividade e contribuir para a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes no setor da segurança alimentar e nutricional.