ALAGOAS – Hemoal promove ações itinerantes para coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea em três cidades alagoanas

Na última terça-feira, dia 11 de fevereiro de 2025, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou ações itinerantes em três cidades do estado: Arapiraca, Colônia Leopoldina e Maceió, com o objetivo de coletar sangue e cadastrar voluntários para doação de medula óssea. Essa iniciativa faz parte do Programa Hemoal no Seu Município, que descentraliza as atividades do órgão e facilita o acesso para quem deseja contribuir.

As ações ocorreram ao longo de todo o dia, das 8h às 16h, e foram um sucesso, com um grande número de participantes em cada uma das cidades. Em Arapiraca, a coleta de sangue aconteceu na Praça Marques da Silva, no bairro Centro. Já em Colônia Leopoldina, a captação de doadores aconteceu na JL Lazer e Eventos, na Rua Artur Ferreira. Em Maceió, foi realizada uma campanha de cadastramento para doação de medula óssea na Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), no bairro Trapiche.

A diretora do Hemoal, a médica hematologista Verônica Guedes, ressaltou a importância dessas ações para salvar vidas, tanto através de transfusões de sangue quanto de transplantes de medula óssea. Para se candidatar à doação de sangue, é necessário ter boa saúde, idade entre 18 e 69 anos e peso igual ou superior a 50kg. Além disso, os voluntários não podem ter contraído doenças específicas após os 11 anos.

No caso da doação de medula óssea, que é essencial para o tratamento de pacientes com Leucemia, alguns critérios adicionais são necessários. Os voluntários não podem ter histórico de câncer hematológico ou doenças autoimunes, como o Lúpus. Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 35 anos, apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS, além de fazer a doação de 5 ml de sangue para análise do código genético.

Essas ações itinerantes do Hemoal demonstram o compromisso do órgão em incentivar a doação de sangue e medula óssea de forma descentralizada, facilitando o acesso e contribuindo para salvar vidas em todo o estado de Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo