O treinamento teve início na segunda-feira (10) e está sendo ministrado para os examinadores que atuam na banca examinadora do Detran. A instrução incluiu aspectos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como a história e a etimologia, evolução dos tratados internacionais, identificação dos sinais e a abordagem adequada às pessoas surdas. Além disso, os examinadores participaram de atividades práticas para colocar em prática o aprendizado.
Segundo Manassés Mesquita, chefe da Comissão Examinadora de Trânsito do Detran Alagoas, o número de usuários com deficiência auditiva vem aumentando e é fundamental garantir que essas pessoas sejam bem atendidas durante o exame prático. Atualmente, 147 pessoas surdas possuem CNH em Alagoas, habilitadas em diferentes categorias.
O soldado da Polícia Militar de Alagoas, Luan Guedes, foi o responsável por ministrar o treinamento, ressaltando a importância da inclusão e da capacitação dos agentes públicos para lidar com a comunicação e intervenção junto aos candidatos surdos. A próxima etapa do treinamento será realizada com os examinadores que atuam no interior do estado, garantindo que a iniciativa alcance todos os profissionais envolvidos no processo de avaliação dos candidatos.
A iniciativa do Detran Alagoas em oferecer esse treinamento demonstra o compromisso do órgão em promover a inclusão e a acessibilidade no processo de obtenção da CNH. Com examinadores capacitados em Libras, os candidatos surdos terão a oportunidade de realizar o exame com mais conforto e segurança, contribuindo para uma experiência mais positiva durante esse momento tão importante em suas vidas.