Segundo um levantamento realizado pela Gerência Especial de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (GEAVA) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alagoas registrou um salto de qualidade na Avaliação de Fluência, que mede a capacidade de leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. Esse avanço reflete o trabalho conjunto entre o Governo de Alagoas e os municípios das 102 cidades do estado, que receberam apoio em forma de material didático, formação e pagamento de bolsa para articuladores de ensino.
Um dos programas que contribuiu para esse resultado foi o Programa Criança Alfabetizada, em parceria com a Associação Bem Comum e a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), parte integrante do Escola 10. A avaliação de fluência, promovida pelo Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), é realizada por meio de um aplicativo que grava a leitura do aluno e auxilia o professor no acompanhamento da evolução da criança.
O superintendente de Cooperação com os Municípios da Seduc, Daniel Marinho, ressaltou a importância da integração e do planejamento entre o Estado e os municípios para alcançar esses resultados. O gerente da GEAVA, Artur Ferreira Filho, destacou que, apesar dos avanços, ainda há desafios pela frente para garantir que todos os alunos alcancem os níveis desejados de fluência leitora.
Portanto, o investimento em estratégias de alfabetização continua sendo fundamental para que a Educação em Alagoas alcance um patamar de excelência e universalize o acesso à leitura e à educação de qualidade.