O Instituto de Identificação de Alagoas está oferecendo um novo serviço para facilitar a vida daqueles que possuem dificuldades de locomoção: a emissão da Carteira de Identidade Nacional em domicílio. A proposta foi criada com o intuito de garantir mais acessibilidade e inclusão para os cidadãos que necessitam desse documento fundamental para exercer a cidadania.
Para solicitar o serviço, um responsável legal deve comparecer à sede do Instituto, localizada na Rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió, para agendar o atendimento domiciliar. Na data marcada, uma equipe itinerante vai até a residência do cidadão para realizar todos os procedimentos necessários para a emissão da identidade brasileira.
O público-alvo desse serviço são idosos, pessoas acamadas, internadas, com deficiência e com pouca mobilidade. A solicitação também pode ser feita por parentes próximos, como filhos, pais, avós, cônjuges ou representantes legais.
O superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, explicou que o processo de solicitação pode ser realizado por pessoas de qualquer município alagoano. Além disso, a primeira via da Carteira de Identidade é gratuita, sendo cobrada apenas uma taxa no valor de R$ 36,06 a partir da segunda via do documento.
Durante o atendimento em domicílio, o responsável deve apresentar duas fotos 3×4, a identidade antiga, comprovante de residência, CPF, laudo médico, certidão de nascimento, casamento ou divórcio com averbação. Devido à mobilidade reduzida do público-alvo, a documentação é tratada com prioridade e o prazo de entrega é reduzido para sete dias úteis.
“A equipe itinerante comparecerá no endereço cadastrado no dia e horário combinado, podendo ser na capital ou em outro município; basta comparecer ao Instituto de Identificação e conferir a disponibilidade durante o agendamento. Na residência, as digitais serão colhidas e os dados do cidadão serão digitalizados e processados”, afirmou Antônio Ferreira.
A emissão da Carteira de Identidade em domicílio é uma alternativa para aqueles que possuem impossibilidades de locomoção, enfermidades, idade avançada e outras situações que impedem a ida a um posto de atendimento. Com esse novo serviço, a emissão e entrega do documento podem ser realizadas em aproximadamente sete dias, agilizando todo o processo para aqueles que mais precisam.