A presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica da OAB-AL, Josefa Amorim, explicou que as inscrições para o mutirão foram feitas através de um aplicativo de mensagens, com 60 vagas disponíveis. O atendimento aconteceu das 8h30 às 16h, e para a emissão dos documentos ser efetuada com sucesso, era necessário que os documentos estivessem em dia e as participantes não estivessem vestindo roupas brancas.
Na ocasião, Josefa Amorim ressaltou a importância da mobilização para realizar novas edições do projeto, visando atender a demanda das associadas. Além disso, as mulheres contempladas deveriam comparecer ao mutirão com a certidão de nascimento ou casamento atualizadas, datadas de no máximo 60 dias, além de um documento oficial com foto e comprovante de residência.
O superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, confirmou a participação no primeiro mutirão para emissão de documentos da Mulher Trabalhadora Rural, em parceria com vários órgãos do Governo do Estado. A ação seria realizada no município de Viçosa, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, das 8h às 17h.
Ferreira ressaltou a importância das ações itinerantes do Instituto de Identificação, que visam facilitar o acesso da população aos serviços, garantindo o direito dos cidadãos de forma rápida e eficiente. Essas ações reforçam o compromisso com a inclusão e a cidadania, atingindo aqueles que mais necessitam dos serviços prestados. É essencial que iniciativas como essas sejam cada vez mais frequentes para garantir o acesso universal à identificação e cidadania.