ALAGOAS – Secult atualiza anexos do edital de Fomento aos Pontos de Cultura da Política Nacional Aldir Blanc Alagoas, garantindo descentralização dos recursos

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Secult, divulgou uma importante atualização nos anexos do Edital de Fomento aos Pontos de Cultura da Política Nacional Aldir Blanc. As mudanças realizadas visam a descentralização dos recursos e a flexibilização das exigências para os proponentes.

Uma das principais alterações foi a inclusão de uma tabela detalhando a distribuição das vagas por regiões, o que garante uma maior equidade na distribuição dos recursos. Além disso, a obrigatoriedade de um Comitê Gestor para as instituições proponentes foi retirada, facilitando o acesso de mais projetos à oportunidade de fomento.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância dessas modificações para tornar o processo mais democrático e acessível. O objetivo é fazer com que os recursos culturais cheguem a todos que realmente precisam, fortalecendo a cultura em todo o estado de Alagoas. A ideia é valorizar os projetos culturais já existentes e oferecer mais oportunidades para que eles cresçam e impactem positivamente suas comunidades.

Para os projetos inscritos no Edital de Fomento aos Pontões de Cultura, a exigência do Comitê Gestor permanece obrigatória. As inscrições para ambos os editais estão abertas até o dia 10 de março, podendo ser realizadas de forma virtual, por meio do Cadastro Único da Cultura de Alagoas (CUCA), disponível no site cuca.al.gov.br, ou de forma presencial na sede da Secult, em Maceió.

O investimento total previsto é de R$ 3.269.000,00, beneficiando 24 projetos de Pontos de Cultura e dois de Pontões de Cultura. Esses editais fazem parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, um programa do Governo Federal, coordenado pela Secult e com operacionalização do Instituto Magna Mater.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo