ALAGOAS – Secdef promove capacitação para profissionais da segurança pública atenderem idosos vítimas de violência, garantindo resposta eficiente aos casos

Na última terça-feira, dia 18 de fevereiro de 2025, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoveu uma capacitação para profissionais da segurança pública visando atender pessoas idosas vítimas de violência. O objetivo do evento foi apresentar o novo Protocolo e Fluxo de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Violência, a fim de garantir uma resposta rápida e eficiente a essas situações.

A abertura da capacitação foi realizada pela secretária Executiva da Cidadania, Lidiane Ferraz, e contou com a participação do capitão Alex Aciole, do programa Pessoa Idosa Protegida, representando a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e Nívea Ramos, assistente social da Rede de Atenção às Violências (RAV), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Durante o evento, a coordenadora do Centro de Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), Joelma Nunes, apresentou o protocolo que será utilizado nos 102 municípios alagoanos, com o intuito de garantir uma resposta integrada e eficaz diante das violações dos direitos da pessoa idosa.

Mais de 30 profissionais da segurança pública, representando diversos municípios, participaram da capacitação, que incluiu discussões de casos para treinar o atendimento da pessoa idosa em situação de violência. A iniciativa conta com a participação de diversas instituições e forma uma rede completa de proteção às pessoas idosas vítimas de violência, incluindo o Centro de Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), a Rede de Atenção às Violências (RAV), hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), secretarias estaduais, Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Segundo a secretária executiva da Cidadania da Secdef, Lidiane Ferraz, o novo protocolo representa um avanço significativo na proteção dos direitos da pessoa idosa. Enfrentar a violência contra pessoas idosas é um desafio da sociedade contemporânea e garantir a dignidade e segurança dessas pessoas é fundamental. A capacitação teve como propósito assegurar que os profissionais da segurança pública estejam preparados para garantir os direitos e o bem-estar da população idosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo