Durante a oficina, os participantes puderam traçar estratégias para a melhoria da aprendizagem a partir dos dados coletados na prova. A avaliação em larga escala foi realizada entre os dias 4 e 14 de novembro, envolvendo mais de 140 mil estudantes em mais de mil escolas estaduais e municipais. A análise dos resultados e a definição de ações de intervenção pedagógica foram os principais focos do encontro.
O gerente especial de Avaliação Educacional da Seduc, Arthur Ferreira, destacou a importância do evento para o fortalecimento da educação em Alagoas. Ele ressaltou a relevância de abordar temas como currículo, avaliação e formações específicas para os formadores presentes, visando à melhoria do ensino em cada escola e para cada estudante.
O superintendente de Cooperação com os Municípios da Seduc, Daniel Marinho, enfatizou a integração entre as redes de ensino e a importância da análise dos dados do Saveal. Segundo ele, os resultados preliminares da avaliação permitem que gestores, coordenadores e professores identifiquem lacunas de aprendizagem e desenvolvam estratégias para aprimorar o ensino.
O Saveal tem como objetivo fornecer um diagnóstico individual dos estudantes avaliados, além de fomentar a implementação da cultura das avaliações externas. Os resultados da avaliação também são utilizados na composição de índices de desempenho educacional e como base para o desenvolvimento de políticas públicas na área da educação em Alagoas.