O edital do Tesouro Direto Impacta (TD Impacta), que atraiu 1,4 mil inscrições de todas as regiões do país, foi aberto oito meses atrás, e agora foi possível selecionar os negócios que se destacaram em três categorias: criação, aceleração e inovação aberta. Essas categorias foram definidas com base na maturidade dos projetos e no estágio atual de cada empreendimento.
Os recursos financeiros para apoiar essas empresas vêm da taxa de custódia paga pelos investidores do Tesouro Direto à B3. Cinco negócios em destaque de cada categoria continuarão a receber apoio financeiro até junho, quando se encerra a primeira edição do Tesouro Direto Impacta.
Entre os destaques na categoria de inovação aberta, encontram-se empresas como o Green Mining, que incentiva a reciclagem com recompensas; o HandTalk, que oferece soluções inovadoras de tradução automática para línguas de sinais; o Mooney – Educação Financeira, que oferece educação financeira gamificada; o Tindin Educação, plataforma educacional de aprendizado imersivo; e o Trampay, plataforma financeira de impacto social para trabalhadores autônomos.
Além desses, outros negócios foram selecionados nas categorias de aceleração e criação, recebendo apoio financeiro e mentorias para desenvolverem seus projetos. O objetivo é impulsionar essas empresas a gerarem um impacto positivo tanto na sociedade quanto no meio ambiente.
Os negócios de impacto são essenciais para resolver problemas sociais e ambientais por meio de suas atividades comerciais, seguindo uma lógica de mercado e comprometendo-se a medir o impacto gerado. Com o apoio do Tesouro Direto e da B3, essas empresas têm a oportunidade de expandir suas operações e contribuir ainda mais para um mundo mais sustentável e inclusivo.