O Fies, programa coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo oferecer financiamento de mensalidades para estudantes de baixa renda em cursos superiores de instituições particulares. Neste primeiro semestre, foram disponibilizadas 67.301 vagas em cursos de graduação, com um total de mais de 493 mil inscrições feitas por 198.579 candidatos. Cada candidato teve a possibilidade de se inscrever em até três opções de curso.
Existem dois tipos de Fies: o tradicional, voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, e o Fies Social, criado em 2024. Nesta nova modalidade, metade das vagas são reservadas para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) que estejam ativos e que possuam renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo.
Após complementarem suas informações de inscrição, os estudantes precisarão comprovar as informações declaradas fisicamente ou digitalmente, em até cinco dias úteis, diretamente na instituição de ensino onde foram pré-selecionados.
Aqueles que não foram aprovados na chamada única do Fies serão automaticamente incluídos na lista de espera. A convocação desta lista para possíveis vagas será realizada entre 25 de fevereiro e 9 de abril, conforme consta no edital do Fies para o primeiro semestre de 2025. Este é mais um passo importante para garantir que os estudantes contemplados pelo programa tenham acesso à educação superior e possam investir em seu futuro profissional.