ALAGOAS – Farmácia Popular beneficia mais de 254 mil alagoanos em 2024, ampliando acesso a tratamentos essenciais e medicamentos gratuitos

No último ano, mais de 254 mil alagoanos foram beneficiados pelo Programa Farmácia Popular, que oferece medicamentos gratuitos ou com desconto. Isso representa um aumento significativo em relação aos 160,1 mil atendidos em 2022. A iniciativa é fundamental para ampliar o acesso da população a tratamentos essenciais, fortalecendo o acesso a medicamentos fundamentais e expandindo a cobertura do programa.

Em Alagoas, o Programa conta com 220 farmácias credenciadas, distribuídas por 80 municípios do estado. Dessa forma, os alagoanos têm acesso facilitado a remédios para diversas condições de saúde, como diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e colesterol alto. Além disso, as fraldas geriátricas passaram a ser fornecidas gratuitamente para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais.

Uma novidade importante é a inclusão da Dapagliflozina, medicamento utilizado no tratamento da diabetes associada à doença cardiovascular, na lista de medicamentos oferecidos sem custo para a população. Essa ampliação do programa tem garantido maior acesso aos medicamentos, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes até unidades de saúde e contribuindo para aliviar a demanda no sistema público de saúde.

O anúncio da gratuidade de todos os 41 insumos disponíveis na Farmácia Popular para todos os brasileiros foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em pronunciamento recente. Essa medida representa um avanço significativo no cuidado da saúde da população alagoana, garantindo que todos tenham acesso aos medicamentos necessários sem custo.

Para ter acesso aos remédios, os pacientes devem apresentar documento com foto, CPF e receita médica válida, seja ela emitida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por médicos da rede privada. A ampliação do Programa Farmácia Popular em Alagoas representa uma conquista importante para a saúde da população, garantindo o acesso a tratamentos essenciais de forma gratuita e simplificada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo