Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, a ministra Nísia Trindade mencionou que em dois anos a população elegível, entre 2 e 59 anos, poderá ser imunizada. No entanto, os idosos ainda não serão incluídos nesse processo de vacinação devido aos cuidados necessários durante as fases de testes clínicos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está avaliando o pedido de registro da vacina feito pelo Instituto Butantan em dezembro de 2024. O órgão solicitou mais informações e dados adicionais sobre a vacina, porém já realizou uma análise antecipada de qualidade, segurança e eficácia.
A produção em larga escala será viabilizada por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, no âmbito do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local do Ministério da Saúde. O investimento previsto para o projeto é de R$ 1,26 bilhão, com R$ 68 milhões destinados aos estudos clínicos para ampliar a faixa etária de imunização e incluir os idosos.
Além da vacina contra a dengue, outras novidades foram anunciadas. A produção nacional da insulina Glargina e a parceria entre o Instituto Butantan e a Pfizer para a produção de vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Influenza H5N8 também foram destacadas.
Esses investimentos e parcerias refletem o compromisso do governo federal com a saúde e inovação, seguindo a estratégia da Nova Indústria Brasil (NIB) para o desenvolvimento do setor industrial da saúde. O objetivo é garantir a produção e acesso a vacinas essenciais, contribuindo para a prevenção de doenças e proteção da população brasileira.