A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclareceu que devido à ausência de atendimento nas agências na segunda e terça-feira de Carnaval, os boletos de cobrança e contas de consumo que venceram durante esse período poderão ser pagos sem a incidência de juros e multa no dia 5 de março. Vale ressaltar que não houve compensação bancária durante o feriado de Carnaval, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED).
É importante ressaltar que os tributos e impostos que não tiveram suas datas de vencimento ajustadas ao calendário de feriados devem ter sido pagos antecipadamente para evitar cobranças extras. Durante o Carnaval, os clientes tiveram à disposição os canais digitais dos bancos, como sites e aplicativos, além das áreas de autoatendimento nas agências. O PIX, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, também esteve disponível para realização de transferências.
Com a retomada do atendimento presencial nas agências, os clientes poderão resolver pendências financeiras e utilizar os serviços bancários de forma mais tradicional. É importante verificar o horário de funcionamento de cada agência para garantir um atendimento eficiente e satisfatório. Por isso, fique atento às medidas de segurança e protocolos estabelecidos pelas instituições financeiras para proteger clientes e funcionários durante o atendimento presencial.