Essa redução só foi possível graças a um novo modelo de contrato implementado, no qual o operador das barcas é remunerado com base na quantidade de milhas náuticas percorridas, e não mais pela receita da venda de passagens. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, destacou a importância dessa mudança: “Mudamos a gestão das barcas. Hoje temos um modelo onde o Estado tem maior controle sobre a operação, exigindo mais melhorias. No novo contrato, a empresa vai receber por milha náutica. Andou, recebe. Não andou, não recebe. Essa foi uma mudança fundamental, que viabilizou a redução do preço da passagem, e vai permitir o aumento do número de usuários.”
A linha Praça XV – Arariboia, em Niterói, foi destacada por ser o principal trecho do transporte aquaviário do estado, com mais de 10,3 milhões de embarques em 2024, representando cerca de 80% da demanda de passageiros de todo o sistema. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ressaltou a parceria com o governo do estado e a importância da redução da tarifa para melhorar a mobilidade não apenas em Niterói, mas também em cidades vizinhas como São Gonçalo e Maricá. A iniciativa também beneficia o Catamarã Charitas, onde a prefeitura contribui com parte do subsídio.
Com essa redução de tarifa e o novo modelo de contrato, espera-se que mais passageiros utilizem o transporte aquaviário como opção de deslocamento, contribuindo para facilitar a mobilidade na região e proporcionar economia e benefícios para a população.