Em declaração à imprensa, o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, destacou o foco da empresa em conquistar clientes e impulsionar negócios por meio de energia limpa e renovável. Ele ressaltou o compromisso em acelerar os ganhos de eficiência e segurança dos ativos, visando a oferecer retornos sustentáveis ao longo do tempo. A retomada dos investimentos foi um ponto alto do ano, totalizando R$ 7,7 bilhões, com ênfase na modernização das usinas hidrelétricas e na gestão dos ativos, além de melhorias nas linhas de transmissão.
A Eletrobras também se destacou nos leilões promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), arrematando quatro lotes com investimentos estimados em R$ 5,6 bilhões. Os esforços da companhia estão voltados para projetos que visam aprimorar a segurança energética do país, como as obras de revitalização do sistema de transmissão em corrente contínua de alta-tensão de Itaipu e a Transnorte Energia, que conecta Manaus a Boa Vista, integrando Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Para o futuro, Ivan Monteiro ressaltou que a Eletrobras manterá o ritmo elevado de investimentos e ampliará os esforços para priorizar o foco nos clientes em suas operações. As transformações pós-privatização estarão consolidadas, permitindo que a empresa direcione cada vez mais sua gestão para o crescimento e eficiência nos próximos anos. Com uma visão otimista e estratégica, a Eletrobras caminha para se consolidar como uma referência no setor de energia.