Essa não é a primeira vez que leis semelhantes em cidades paulistas são suspensas por decisões judiciais. Recentemente, o Ministério Público paulista solicitou a suspensão de uma lei semelhante em Itaquaquecetuba, e a medida foi acatada pela justiça. Até o momento, o MP não se manifestou sobre quantas ações foram movidas em relação a esse caso específico em São Bernardo do Campo.
Enquanto isso, na Assembleia Legislativa de São Paulo, um projeto que autoriza a criação de polícias municipais está avançando. A proposta, que data de 2023, foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e ainda passará por outras comissões antes de ser levada ao plenário para votação.
Essa decisão do Tribunal de Justiça pode gerar debates e discussões sobre os limites e competências dos municípios em relação à segurança pública, já que a criação de polícias municipais é um tema em pauta na esfera legislativa paulista. O desenrolar desse caso e as possíveis repercussões na legislação vigente serão acompanhados de perto pela sociedade e pelos órgãos competentes.