Cinco deputados federais que representam Alagoas em Brasília, foram considerados inaptos para participar do Prêmio Congresso em Foco 2018.
Segundo a organização do evento, só podem concorrem deputados e senadores que exerceram mandato este ano por ao menos 60 dias e que não respondem a acusações criminais.
Cícero Almeida (PHS), Maurício Quintella (PR), Ronaldo Lessa (PTD), Arthur Lira (PP) e Paulão (PT) foram descartados.
Estão aptos, segundo o site Congresso em Foco, os parlamentares: JHC (PSD), Nivaldo Albuquerque (PRP), Rosinha da Adefal (Avante), Pedro Vilela (PSDB), Marx Beltrão (PSB) e Givaldo Carimbão (Avante).
Quanto ao Senado, Alagoas não terá nenhum representante. Benedito de Lira (PP), Fernando Collor (PTC) e Renan Calheiros (MDB), todos investigados por corrupção, vão ficar de fora da premiação.
Votação
A votação pela internet começa no próximo domingo, 1°, e se estenderá até 31 de julho. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 13 de agosto.
De acordo com o regulamento, cuja íntegra você pode ler aqui, os jurados e o público escolherão os homenageados em duas categorias especiais.
Eles premiarão os parlamentares de melhor atuação na defesa da “Redução das Desigualdades Sociais” e no “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”.
Também serão premiados os parlamentares mais bem avaliados por um júri especializado e por jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado.