Para os clientes de baixa tensão o pedido deve ser feito com no mínimo cinco dias úteis de antecedência. Para os de média e alta, a solicitação deve ser feita com 15 dias úteis_
O mês de dezembro está chegando e com ele as tradicionais festividades de final de ano. É época de se confraternizar e comemorar as conquistas alcançadas. Mas, para que as festas não se tornem um transtorno, é preciso que os clientes e os organizadores dos eventos fiquem atentos ao prazo para solicitar a ligação provisória de energia elétrica a Equatorial Energia Alagoas. Para os clientes de baixa tensão o pedido deve ser feito com no mínimo cinco dias úteis de antecedência. Para os de média e alta, a solicitação deve ser feita com 15 dias úteis.
Clientes de baixa tensão
Para solicitar a ligação provisória de energia, é preciso se dirigir a um dos postos de atendimento presencial da Equatorial disponíveis nos 102 municípios e apresentar a seguinte documentação:
• Documento de identificação com foto e CPF para clientes pessoa física. CNPJ com cópia do contrato social ou documento oficial com foto do sócio, para pessoa jurídica;
• Ofício descrevendo: a quantidade de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, por exemplo); o período de utilização de cada equipamento e o endereço do evento com um ponto de referência do local;
• Apresentar a autorização da prefeitura.
*Clientes de média/alta tensão e órgãos públicos*
Para os promotores de grandes festas e para órgãos públicos, os pedidos devem ser feitos através do e-mail [email protected]. E é necessário apresentar os documentos:
• CNPJ com cópia do contrato social ou documento oficial com foto do sócio;
• Ofício informando a carga declarada (relação de equipamento elétricos com as respectivas quantidades e potências), endereço completo, ponto de referência, data e horário do início e do fim do evento festivo e autorização formal para agrupamento referente à fatura de ligação provisória;
• Apresentar a autorização da prefeitura e licença do Corpo de Bombeiros.
Os contratantes que declararem uma carga superior a 50 quilowatts (kW) para o evento ou precisarem de obras com extensões de redes de média e baixa tensão acima de 120m, será necessário apresentar para distribuidora um projeto elétrico de acordo com as normas e padrões vigentes disponibilizadas no site www.equatorialalagoas.com.br. O prazo para atendimento dessas situações varia de acordo com cada caso e as necessidades de intervenção da empresa.
De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Carlos Morais, os prazos para solicitação devem ser respeitados para viabilizar a realização do serviço, já que as ligações precisam de um planejamento para sua efetivação. “O serviço de ligação provisória está condicionado à viabilidade técnica do local e por isso precisamos dessa solicitação prévia para avaliarmos as necessidades de instalação de novos transformadores, pontos de fornecimentos e para programar as equipes. Essas ligações devem ser feitas dentro dos padrões de segurança e através de técnicos capacitados da empresa”.
“No final de ano, o número de ligações provisórias aumenta devido às festas de confraternização, Natal e Réveillon, por isso os promotores de eventos devem se organizar previamente para fazer o pedido de energia para que as comemorações aconteçam sem transtornos. É preciso também verificar se o local escolhido para a festa, vai suportar a capacidade de energia, para que a festa ocorra com segurança”, esclareceu Morais.
INSPEÇÕES – Durante o final de ano, equipes da Equatorial estarão nas ruas inspecionando os locais de festas para realizar a suspensão do fornecimento em ligações fora dos padrões técnicos e de segurança. A energia só será restabelecida quando o cliente regularizar a situação com a empresa.
A Equatorial ressalta que as ligações clandestinas de energia, especialmente em eventos, jamais devem ser feitas, pois além de colocar em risco a vida das pessoas, ainda compromete a qualidade do fornecimento do serviço.
Para mais informações, os clientes devem entrar em contato através da Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196. Para os clientes de média e alta, o atendimento é feito por meio do telefone 0800 082 8500. A ligação é gratuita e pode ser originada de celular.