A programação da Semana Graciliano Ramos tem continuidade nesta terça-feira (28) com a exibição do filme Vidas Secas, baseado numa das maiores obras do escritor alagoano. O longa-metragem será exibido no Cine Arte Pajuçara, às 20h. A programação faz parte das comemorações dos 200 anos da emancipação política de Alagoas.
“Incentivaremos a sociedade, em todos os níveis, a se envolverem, para promover autoconhecimento e valorização da história alagoana. Por isso é que a comemoração dos 200 anos precisa ter brilho e conteúdo”, afirmou o secretário de Comunicação do Estado, Enio Lins.
Vidas secas é um filme de 1963, com o gênero drama, dirigido por Nelson Pereira dos Santos para a Herbert Richers. O roteiro é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos. As filmagens da película aconteceram no interior de Alagoas nas cidades de Minador do Negrão e Palmeira dos Índios.
Em cena, uma família de retirantes arrasada pela seca, atravessa o sertão em busca de sobrevivência. Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cadela Baleia, são os personagens principais presentes na caatinga de 1941.
O filme de Nelson Pereira dos Santos se tornou um dos mais conhecidos do Cinema Novo, movimento que abordava problemas sociais do Brasil.
Foi considerado pelo British Film Institute o único filme brasileiro a ser uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca e 2015, entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como sendo um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
A exibição de filmes continua até quarta-feira (29) com São Bernardo. As sessões de hoje e amanhã serão às 20h, no Cine Art Pajuçara.