Sem podas, árvores da região podem causar acidentes ou interferir na rede elétrica
Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Maceió iniciou uma operação para podar as árvores situadas na Avenida Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde. A medida visa evitar acidentes e interferências na rede elétrica da região, tendo em vista que os exemplares localizados no canteiro da via, uma espécie de Amendoeira, podem atingir mais de 20 metros de altura.
Com a ajuda de três caminhões Munck, 15 podadores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) fizeram o corte de galhos da copa das árvores que tinham a possibilidade de desabamento na via ou em cima dos fios de alta tensão. Ao todo, mais de 20 árvores passaram pelo procedimento.
De acordo Robert Wagner, assessor especial da Sudes, a iniciativa visa a segurança dos cidadãos que transitam na localidade. “Nós sempre recebemos ocorrências dessa avenida, pois são muitas árvores e todas de grande porte. Então, essa operação para podá-las é de extrema importância quando se fala em evitar acidentes com os transeuntes. Além disso, podemos evitar transtornos causados pela queda de galhos em cima da rede elétrica”, disse Wagner.
Desde janeiro, a Sudes já realizou mais de 800 podas de árvores em toda capital. Além disso, neste mesmo período, o órgão realizou mais de 200 atendimentos emergenciais e suprimiu em torno de 100 árvores que continham risco de desabamento. Com as medidas, o risco de quebras de galhos e de árvores diminuiu de forma significativa.
Diretor de arborização e áreas verdes da Sudes, Victor Carnaúba afirma que os procedimentos foram intensificados no período de chuva, mas devem continuar durante todo o ano. “Nós sabemos que de abril até o início da primavera, em setembro, temos muitas ocorrências na cidade. Mas, nossa intenção é manter o serviço ativo e eficiente durante todo o ano”, disse.
Para solicitar uma poda de árvore, o cidadão deve entrar em contato com a Central de Monitoramento Sudes, através do número 0800 082 2600 ou Whatsapp 98802-4834, enviando fotos ou vídeos do local e endereço completo com ponto de referência.
Alexandre Vieira / Ascom Sudes