Equipe estuda inserir proposta ao programa de Requalificação da Orla Lagunar de Maceió
A equipe de arquitetos urbanistas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) esteve na cidade do Recife, entre os dias 14 e 15 de setembro, participando de visitas técnicas às unidades administrativas do Compaz – Centro Comunitário da Paz, que foram concebidos com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário.
A ida à capital pernambucana foi coordenada por representantes da ONG Gerando Falcões, que vem conduzindo o processo de participação social da comunidade do Vergel do Lago e adjacências nas discussões a respeito do programa de Requalificação da Orla Lagunar de Maceió.
Os Compaz são popularmente conhecidos como ‘Fábricas de Cidadania’. Segundo o secretário adjunto de Planejamento Urbano, Tácio Rodrigues, que acompanhou as visitas, os centros foram inspirados em modelos existentes na Colômbia e são equipamentos sociais que fazem o trabalho de desenvolvimento nas comunidades.
“A ideia foi conhecer a proposta para implantar essa estrutura dentro do projeto de requalificação da orla lagunar”, destacou.
A programação também incluiu visitas às praças projetadas pelo artista plástico e arquiteto Roberto Burle Marx, tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“As praças são antigas e continuam bem preservadas. Convivem muito bem com a expansão urbana do Recife. São pontos de alto interesse de lazer da população local e servem de referência para os nossos projetos”, explicou o secretário.
Ascom Sedet