A Praça da Fonte, localizada na entrada do complexo, conta com uma fonte que despeja água de um pote de barro, enquanto a Praça do Gazebo, situada atrás do prédio administrativo da ETA, possui uma estrutura metálica aberta com dois bancos para momentos de descanso e bate-papo.
A concepção das praças partiu do funcionário Joacir Correia, com o apoio da Superintendência da Região Metropolitana de Maceió (RMM), da Gerência de Pessoas e Organização (Gepor 1) e da Supervisão de Apoio Institucional (Supain 1), da Casal. A empresa disponibilizou uma retroescavadeira, mudas de flores, materiais recicláveis, tintas e mão de obra para a realização do projeto.
Joacir Correia já vinha usando materiais inutilizáveis da Casal para confeccionar objetos de uso no escritório, como suportes para monitores de computadores e telefones celulares, abajures e totens para álcool em gel. Atualmente, ele está utilizando copos de água descartados para montar árvores de Natal.
Segundo Correia, utilizar a reciclagem para produzir objetos doados aos colegas é uma forma de contribuir com a qualidade de vida e o meio ambiente, além de proporcionar momentos de tranquilidade e harmonia para as pessoas, onde elas podem conversar, refletir e entrar em contato com a natureza.
O projeto das pracinhas no Complexo Pratagy representa um exemplo de iniciativa ambiental e sustentável, demonstrando que é possível transformar materiais inutilizáveis em espaços agradáveis e funcionais. A Casal, por sua vez, mostra seu compromisso com a preservação do meio ambiente ao apoiar e viabilizar a implementação deste projeto.