ALAGOAS – Cinco cidades de Alagoas têm abastecimento de água comprometido devido à falta de energia na ETA

Arapiraca, Junqueiro, São Sebastião, Traipu e Murici estão enfrentando problemas no abastecimento de água devido à falta de energia. A interrupção do serviço elétrico afetou a Estação de Tratamento de Água (ETA) em Arapiraca desde a madrugada, levando a dificuldades no abastecimento de todos os bairros da parte alta da cidade. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) acionou a Equatorial, responsável pela rede elétrica, para resolver a situação e realizar os reparos necessários.

A Equatorial informou que uma equipe técnica foi acionada para atender ao chamado da Casal e que está enfrentando um aumento no número de ocorrências devido aos temporais que atingem o estado. A empresa também afirmou que aumentou o número de equipes e está empenhada em atender a todos os chamados.

Em Junqueiro, São Sebastião e Traipu, a captação de água bruta Riachão também foi paralisada devido à falta de energia. A concessionária foi acionada pela Casal e o serviço foi restabelecido. No entanto, o retorno do abastecimento para as duas cidades ocorrerá de forma gradativa, em razão da recuperação do nível da água na ETA, pressurização das adutoras e redes de distribuição.

Em Murici, os dois sistemas de abastecimento que atendem ao município estão paralisados devido à falta de energia nas estações de captação de água bruta. A Casal também acionou a Equatorial e assim que os sistemas estiverem funcionando, a água será novamente distribuída aos moradores pela BRK.

A falta de energia que comprometeu a captação do sistema individual que atende a Traipu no Rio São Francisco já foi restabelecida e o fornecimento de água tratada da Casal para a concessionária Águas do Sertão está sendo retomado aos poucos.

Portanto, as equipes técnicas estão trabalhando para resolver a situação e o abastecimento de água nessas regiões será normalizado de forma gradual após o restabelecimento total da energia e recuperação dos sistemas de tratamento e distribuição de água.

Botão Voltar ao topo