Deputados aprovam inclusão do Festival Bumba Meu Boi no calendário oficial de eventos do Estado, em sessão ordinária.

Na última terça-feira, 26, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Alagoas, os parlamentares discutiram e votaram a favor de 20 itens na ordem do dia. Um dos destaques da pauta foi o projeto de lei ordinária nº 639/2023, apresentado pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT), que propõe incluir no calendário oficial de eventos do Estado o Festival Bumba Meu Boi.

De acordo com o parlamentar, a inclusão do Festival Bumba Meu Boi no calendário oficial se justifica pela relevância cultural, histórica e social dessa manifestação folclórica. Medeiros ressaltou que o Bumba Meu Boi é uma expressão cultural que reflete a identidade e a história do povo alagoano, e incluir uma semana dedicada a essa manifestação é uma forma do Estado preservar e valorizar seu patrimônio cultural imaterial.

Além disso, o deputado acredita que a inclusão do Festival Bumba Meu Boi no calendário oficial contribuirá para o fomento do turismo cultural, atraindo visitantes interessados em vivenciar e conhecer essa tradição única. Segundo Medeiros, isso gerará benefícios econômicos para a região.

Após ser aprovado em 2º turno pelos parlamentares, o projeto de lei será encaminhado ao Executivo para sanção e se tornar lei. Com isso, o Festival Bumba Meu Boi poderá ser oficialmente celebrado no Estado de Alagoas, fortalecendo a cultura local e impulsionando o turismo cultural na região.

A iniciativa do deputado Ronaldo Medeiros foi bem recebida pelos demais parlamentares presentes na sessão, que reconheceram a importância de valorizar e preservar as tradições culturais do estado. A inclusão do Festival Bumba Meu Boi no calendário oficial é mais um passo na promoção e difusão da cultura alagoana, garantindo que essa manifestação folclórica seja reconhecida e celebrada de maneira oficial.

Botão Voltar ao topo