Motoristas por aplicativos se mobilizam contra projeto de lei que regulamenta a profissão durante sessão na Câmara dos Deputados.

No cenário político de Alagoas, o projeto de lei complementar nº 12/2024, que versa sobre a regulamentação da profissão de motoristas por aplicativos, é tema de debates acalorados no plenário durante a sessão ordinária desta terça-feira, 26. O deputado Cabo Bebeto, do partido PL, manifestou sua discordância em relação à proposta, classificando-a como retrógrada e prejudicial à categoria.

Durante sua fala, Cabo Bebeto destacou a manifestação pública realizada pelos motoristas de aplicativos na manhã de hoje, como forma de demonstrar sua insatisfação com o projeto em tramitação na Câmara dos Deputados. O deputado ressaltou a presença dos representantes da categoria na galeria da Casa Legislativa e pediu o apoio dos demais parlamentares estaduais para unir-se à causa e solicitar à bancada federal alagoana que não aprove o referido projeto de lei.

O embate político ganhou um novo capítulo com o pronunciamento do deputado Delegado Leonam, do partido União Brasil, que se solidarizou com as colocações de Cabo Bebeto. Leonam elogiou a mobilização e a luta dos motoristas por seus direitos, destacando a importância da livre manifestação pacífica como forma legítima de reivindicar melhorias na categoria. O deputado informou que a pesquisa realizada pelo site da Câmara dos Deputados aponta uma rejeição de 90% em relação ao projeto em questão, evidenciando a insatisfação da população com a proposta.

Com um contingente de 11 mil motoristas por aplicativos em Alagoas, sendo 10 mil apenas em Maceió, a proposta de regulamentação da profissão gera debates acalorados e incertezas quanto ao futuro da categoria. Os impactos nacionais desse projeto de lei complementar têm despertado preocupações entre os profissionais, que veem na iniciativa do Governo Federal a intenção de criar um sindicato para controlar e limitar suas atividades.

Diante desse cenário de incertezas e apreensões, a mobilização dos motoristas por aplicativos ganha destaque e evidencia a importância do debate legislativo para a defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora. A luta pela regulamentação justa e equilibrada da profissão segue sendo o mote central das discussões no âmbito político alagoano, com a expectativa de decisões que contemplem as demandas e necessidades dos motoristas por aplicativos.

Botão Voltar ao topo