ALAGOAS – Central Estadual de Regulação de Leitos completa quatro anos com quase 90 mil pacientes transferidos, sendo 21.426 por Covid-19

A Central Estadual de Regulação de Leitos, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), completa quatro anos de atuação com um impressionante número de quase 90 mil pacientes transferidos para internação hospitalar. O serviço tem sido fundamental na organização e agilidade do processo de transferência de pacientes que necessitam de internação, operando todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Desde o início de suas atividades em março de 2020, a Central Estadual de Regulação de Leitos já garantiu o acesso a leitos para mais de 89 mil pacientes. Para se ter uma ideia do impacto desse serviço, esse número é comparável à população de municípios como Maragogi, Pão de Açúcar, Santana do Mundaú e Mata Grande juntos, conforme dados do último censo do IBGE.

Dos pacientes regulados pela Central, mais de 21 mil foram internados devido à Covid-19, enquanto cerca de 67 mil foram hospitalizados por outros problemas de saúde. O serviço, sediado em Maceió, conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, que trabalham em regime de plantão para garantir a eficiência e rapidez nas transferências.

O secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau destacou a importância crucial da regulação para a assistência dos alagoanos, abrangendo os 102 municípios do Estado. Além disso, a superintendente de Regulação ressaltou a relevância dos Núcleos Internos de Regulação (NIRs) localizados nas unidades hospitalares, que monitoram e acompanham os pacientes durante todo o processo de internação.

O compromisso da gestão estadual em oferecer uma assistência qualificada e acessível para todos os alagoanos foi ressaltado pelo secretário de Estado da Saúde, que enfatizou a importância de serviços pautados por princípios de humanização no atendimento. O trabalho da Central Estadual de Regulação de Leitos tem sido fundamental para garantir o acesso à saúde com igualdade, integralidade e equidade, seguindo os princípios do SUS.

Botão Voltar ao topo