ALAGOAS – Comitiva do Ministério da Saúde visita canteiro de obras do Hospital Metropolitano do Agreste em Arapiraca e aprova liberação de recursos do PAC.

Nesta quarta-feira (27), o canteiro de obras do Hospital Metropolitano do Agreste, em Arapiraca, recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde (MS). A unidade, que será gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem o objetivo de ampliar o atendimento de Média e Alta Complexidade na região, incluindo urgência e emergência pediátrica e para adultos.

A Sesau enviou o projeto do hospital e toda a documentação necessária para o MS, que aprovou a liberação de recursos para a construção da unidade. Essa construção faz parte das obras previstas para Alagoas que serão financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A previsão é que os recursos do MS sejam liberados dentro de três a quatro meses.

Durante a visita da comitiva do MS, o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, ressaltou a importância da articulação da pasta estadual em Brasília para obtenção de mais recursos para a Saúde de Alagoas. Montteiro destacou que o governador Paulo Dantas enfatizou a prioridade na entrega dessa obra e que estão trabalhando nesse sentido.

O Hospital Metropolitano do Agreste contará com 240 leitos e diversas especialidades médicas, além de realizar cirurgias de Alta Complexidade. O terreno onde o hospital será construído possui uma área de 118 mil metros², com uma área construída de 33 mil metros². A terraplenagem e o canteiro de obras já foram finalizados.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a parceria com o MS para beneficiar a população de Alagoas. Ele destacou o papel fundamental do presidente Lula e da ministra Nísia Trindade para que o estado receba mais investimentos federais na área da Saúde. Miranda reforçou o compromisso de avançar na melhoria dos serviços de saúde, com o Hospital Metropolitano do Agreste desempenhando um papel de destaque nesse cenário.

Além do Hospital Metropolitano do Agreste, projetos de uma maternidade de porte 1 em Atalaia e outra de porte 2 em Arapiraca foram aprovados para receber investimentos do novo PAC. A construção de uma Policlínica em Arapiraca também será financiada pelo programa federal, ampliando ainda mais o atendimento para a população da região.

Botão Voltar ao topo