ALAGOAS – Encceja 2024: Candidatos já podem justificar ausência em 2023 para participar gratuitamente do exame este ano.

O Governo Federal divulgou recentemente o cronograma para a edição de 2024 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições terão início no dia 29 de abril e, antes disso, os candidatos que faltaram às provas em 2023 precisam justificar a ausência no exame. Esse procedimento é obrigatório para aqueles que desejam participar da edição de 2024 sem pagar taxa.

A justificativa de ausência no Encceja 2023 pode ser feita até o dia 05 de abril. Aqueles que não realizarem a justificativa ou tiverem sua justificativa reprovada precisarão pagar uma taxa no valor de R$40,00 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O processo de justificativa deve ser feito através do site oficial do Encceja. Os candidatos devem informar seu CPF e senha, e procurar pela opção “justificar ausência”. Além de explicar o motivo da ausência, é necessário apresentar um documento que comprove a razão, como em casos de furto ou assalto, morte na família, maternidade, paternidade, privação de liberdade, entre outros.

Após o envio da justificativa, é importante acompanhar o status da solicitação no sistema. O Inep avaliará os documentos enviados e notificará os candidatos se a justificativa foi aceita ou não, com previsão de divulgação do resultado no dia 15 de abril.

O Encceja, criado em 2002, é uma oportunidade para jovens e adultos que interromperam os estudos conseguirem a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. Em 2023, mais de um milhão de brasileiros participaram do exame em todo o país, sendo que em Alagoas, 10.832 candidatos se inscreveram, sendo 8.874 para nível médio e 1.958 para o fundamental.

Botão Voltar ao topo