ALAGOAS – “Fapeal realiza seminário para analisar impacto positivo do Pibic Jr na educação de Alagoas e impulsionar formação de jovens pesquisadores”

No dia 27 de março de 2024, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) realizou um importante seminário para avaliar o impacto do Projeto de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) na educação do estado. Com o apoio da Secretaria de Educação (Seduc), foram impulsionados 99 projetos que visam promover a formação de jovens pesquisadores e incentivar a iniciação científica.

O seminário contou com a presença de diversos avaliadores, incluindo Regina Célia, que destacou a importância das temáticas abordadas nos projetos e a relevância de envolver os bolsistas na construção de relatórios detalhados. Um dos projetos analisados foi o de João Victor Santos, que abordou os hábitos e práticas de leitura em Major Isidoro, destacando a importância do incentivo à leitura entre os estudantes.

Outro projeto que se destacou foi o de Wendy Barros, que utilizou o bordado filé como objeto de estudo em sua pesquisa sobre Práticas Culturais Populares. A pesquisa de Wendy foi tão impactante que se tornou o tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), demonstrando a relevância e a aplicabilidade dos estudos desenvolvidos.

Além disso, dois projetos de Língua Inglesa foram contemplados, com foco na análise de estrangeirismos em empreendimentos locais e no acesso à aprendizagem do idioma. Os resultados e perspectivas desses projetos serão observados em junho deste ano, quando as competências e habilidades desenvolvidas por meio do Pibic Jr poderão ser avaliadas.

O Pibic Jr, fruto da parceria entre a Seduc e a Fapeal, tem se mostrado uma iniciativa fundamental para a promoção da educação científica e para o incentivo à pesquisa entre os jovens estudantes do ensino médio em Alagoas. Com a continuidade e o aprimoramento desses projetos, espera-se que mais estudantes sejam inspirados a seguir carreiras científicas e a contribuir para o desenvolvimento do estado.

Botão Voltar ao topo