ALAGOAS – Funcionamento das Unidades do Hemoal no feriadão de Páscoa: Saiba como será o atendimento e a necessidade de doação de sangue.

No feriadão da Páscoa, as Unidades do Hemoal terão um funcionamento especial para garantir o abastecimento de sangue nos hospitais e maternidades. O Hemocentro de Alagoas informou que, mesmo com horário reduzido, as unidades estarão operando para atender à demanda da população.

Em Arapiraca, a Unidade Eldorado estará aberta na quinta-feira (28) das 7h às 12h e no sábado (30) das 7h às 12h e das 13h às 16h. Já em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa fecharão na sexta-feira (29) e funcionarão normalmente na quinta-feira (28) e no sábado (30), das 7h às 17h.

É importante ressaltar que, mesmo com horário reduzido, os Núcleos de Dispensação de Sangue de Arapiraca e Maceió estarão operando durante todo o feriado para garantir a disponibilidade de sangue para transfusões.

Para ser um doador de sangue, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boa saúde e usar máscara durante a doação. Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Mulheres gestantes ou amamentando, pessoas com doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite contraídas após os 11 anos, e aqueles que fizeram tatuagens, piercings ou maquiagem definitiva recentemente não podem doar sangue. Essas medidas visam garantir a segurança tanto dos doadores quanto dos pacientes que receberão as transfusões.

Portanto, neste feriado da Páscoa, as unidades do Hemoal estarão operando em horário especial para garantir o abastecimento de sangue nos hospitais e maternidades, seguindo todas as orientações de segurança e saúde para os doadores. A solidariedade de quem pode doar sangue é fundamental para salvar vidas e garantir o atendimento adequado àqueles que necessitam.

Botão Voltar ao topo