ALAGOAS – Hospital Metropolitano de Alagoas é destaque no tratamento de doença rara e autoimune, a neuromielite óptica, com equipe especializada.

O Hospital Metropolitano de Alagoas se destaca como referência no tratamento de uma doença rara e autoimune. A neuromielite óptica é uma condição que causa inflamação no nervo ótico e na medula espinhal, afetando principalmente mulheres negras e jovens.

De acordo com a neurologista Samyra Vital, supervisora da área no HMA, a neuromielite óptica é uma doença neurológica autoimune que pode resultar em sequelas graves para os pacientes. O Hospital Metropolitano de Alagoas é o único hospital estadual no estado preparado para tratar essa condição, oferecendo assistência tanto durante a internação quanto no pós-alta.

O tratamento para a neuromielite óptica é feito em duas fases, com a aplicação de corticoides em alta dose durante o surto da doença. Após a alta, os pacientes são acompanhados em um ambulatório onde recebem medicações que modulam o sistema imune e previnem novos surtos.

A conscientização sobre a neuromielite óptica é fundamental para identificar precocemente os sintomas e garantir um tratamento adequado. O Dia da Conscientização da Neuromielite Óptica, celebrado em 27 de março, busca sensibilizar profissionais de saúde e instituições sobre a importância de reconhecer e tratar essa doença de forma eficaz.

A neuromielite óptica, também conhecida como doença de Devic, já foi confundida com esclerose múltipla e pode causar incapacitação se não for tratada adequadamente. A celebração do Dia da Conscientização da Neuromielite Óptica contribui para a disseminação de informações sobre a doença e a promoção de ações em prol dos pacientes afetados.

O Hospital Metropolitano de Alagoas se destaca não apenas pela excelência no tratamento da neuromielite óptica, mas também pelo comprometimento em proporcionar cuidados de qualidade e humanizados aos pacientes que enfrentam essa condição rara e desafiadora.

Botão Voltar ao topo