ALAGOAS – Manutenção preventiva no Sistema Coletivo do Agreste garante segurança operacional e abastecimento da região; interrupção programada nos dias 3 e 4 de abril.

No próximo mês de abril, o Sistema Coletivo do Agreste (SCA) passará por uma manutenção preventiva, que tem como principal objetivo garantir a segurança operacional e a continuidade do abastecimento de água na região. A ação será realizada nos dias 3 e 4 de abril por profissionais da empresa Agreste Saneamento, em parceria com técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Durante o período de manutenção, serão realizadas inspeções, limpezas e manutenções nos conjuntos motobombas das estações de captação e tratamento do Morro do Gaia, localizado em São Brás, além da elevatória de Campo Grande. Também está prevista a retirada de vazamentos, inspeção de válvulas e outros equipamentos elétricos.

A importância dessas atividades está diretamente ligada à segurança operacional dos equipamentos, visando evitar paradas emergenciais prolongadas devido a defeitos eletromecânicos. No entanto, durante as 48 horas de paralisação do sistema para a manutenção, o abastecimento dos bairros da parte baixa de Arapiraca e dos municípios vizinhos como Campo Grande, Coité do Nóia, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e São Brás será afetado.

Após a conclusão das atividades de manutenção, a normalização do fornecimento de água nessas localidades será gradativa, com previsão de retorno no dia 5 de abril. Outras cidades da região que são atendidas pelo Sistema Adutor do Agreste (SAA), como a parte alta de Arapiraca, não serão afetadas, já que possuem uma outra fonte de abastecimento.

É importante ressaltar a necessidade dessas ações preventivas para garantir a qualidade e a segurança no fornecimento de água, essencial para a população local. A Casal e a Agreste Saneamento reforçam o compromisso com a manutenção dos serviços e o investimento na infraestrutura hídrica da região.

Botão Voltar ao topo