ALAGOAS – Perito criminal alagoano apresenta pesquisa inovadora sobre investigações forenses de explosões químicas em treinamento internacional nos EUA.

No dia 27 de março de 2024, o perito criminal alagoano, Gerard Deokaran, apresentou um projeto científico inovador durante um treinamento internacional nos Estados Unidos. A pesquisa aborda investigações forenses sobre explosões químicas causadas por instabilidade química de explosivos pirotécnicos, oferecendo informações valiosas sobre o armazenamento inadequado desses materiais, em desacordo com a legislação brasileira.

O evento internacional, denominado International In-Service Training & Expo, realizado em Las Vegas, Nevada, é organizado pela International Association of Bomb Technicians and Investigators, da qual Deokaran é membro. A participação do perito alagoano destacou-se por trazer uma abordagem inovadora e aprofundada sobre a temática das explosões químicas e evidencia seu reconhecimento no cenário mundial das atividades periciais explosivistas.

Gerard Deokaran, lotado no Instituto de Criminalística do Agreste, revelou que este projeto científico é fruto de um intenso trabalho de pesquisa e análise, buscando constantemente aprimorar seus métodos por meio de cursos e novas perícias. Sua contribuição para a ciência forense é reconhecida não apenas nacionalmente, mas também internacionalmente, sendo considerado um dos expoentes na investigação de crimes com explosivos.

Além disso, Deokaran ressaltou a importância de representar Alagoas e o Brasil em um evento de tamanha relevância, enfatizando a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências com especialistas de diversos países. Sua participação no treinamento internacional representa um marco na história da perícias de explosões no país, abrindo portas para a implementação de novas metodologias e práticas no cenário pericial brasileiro.

O perito alagoano ainda enfatizou a sua satisfação em ser convidado para realizar a prova do certificado internacional de pós-explosão durante o evento, destacando o desafio de aperfeiçoar o idioma inglês para transmitir com clareza o trabalho desenvolvido pela Polícia Científica de Alagoas. A sua participação no treinamento reforça a importância do intercâmbio de conhecimentos e a constante busca por inovações na área forense.

Em suma, o projeto científico apresentado por Gerard Deokaran durante o treinamento internacional representa um avanço significativo para a ciência forense, destacando-se como uma contribuição relevante para as investigações de explosões químicas em nível mundial. Sua participação no evento reforça o reconhecimento da expertise brasileira neste campo e promove a troca de conhecimentos entre

Botão Voltar ao topo